LEI Nº 1.241, DE 24 DE JULHO DE 2020

 

"Dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura de Fundão/ES, seus Princípios, Objetivos Estrutura, Organização, Gestão, Inter-relações entre os seus componentes, Recursos Humanos, Financiamento, e dá outras providências."

 

O PREFEITO DO MUNICIPIO DE FUNDÃO, Estado do Espírito Santo, faz saber que a câmara municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

 

Art. 1° Esta Lei regula no município de Fundão/ES e em conformidade com a Constituição da República Federativa do Brasil e com a Lei Orgânica do Município, o Sistema Municipal de Cultura - SMC, que tem por finalidade promover o desenvolvimento humano, social e econômico, por meio do exercício dos direitos culturais.

 

Parágrafo único. O Sistema Municipal de Cultura - SMC integra o Sistema Nacional de Cultura - SNC e o Sistema Estadual de Cultura - SIEC e se constitui no principal articulador, no âmbito municipal, das políticas públicas de cultura, estabelecendo mecanismos de gestão compartilhada com os demais entes federados e a sociedade civil.

 

TÍTULO I

DA POLÍTICA MUNICIPAL DE CULTURA

 

Art. 2° A política municipal de cultura estabelece o papel do Poder Público Municipal na gestão da cultura, explicita os direitos culturais que devem ser assegurados a todos os munícipes e define pressupostos que fundamentam as políticas, programas, projetos e ações formuladas e executadas pela Prefeitura Municipal de Fundão/ES com a participação da sociedade, no campo da cultura.

 

CAPÍTULO I

DO PAPEL DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL NA GESTÃO DA CULTURA

 

Art. 3º A cultura é um direito fundamental do ser humano, devendo o Poder Público Municipal prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício, no âmbito do Município de Fundão/ES

 

Art. 4º A cultura é um importante vetor de desenvolvimento humano, social e econômico, devendo ser tratada como uma área estratégica para o desenvolvimento sustentável e para a promoção da cultura da paz no Município de Fundão/ES.

 

Art. 5º É responsabilidade do Poder Público Municipal, com a participação da sociedade, planejar e fomentar políticas públicas de cultura, assegurar a preservação e promover a valorização do patrimônio cultural material e imaterial no Município de Fundão/ES e estabelecer condições para o desenvolvimento da economia da cultura, considerando em primeiro plano o interesse público e o respeito à diversidade cultural.

 

Art. 6° Cabe ao Poder Público do Município de Fundão/ES planejar e implementar políticas públicas para:

 

I - assegurar os meios para o desenvolvimento da cultura como direito de todos os cidadãos, com plena liberdade de expressão e criação;

 

II - universalizar o acesso aos bens e serviços culturais;

 

III - contribuir para a construção da cidadania cultural;

 

IV- reconhecer, proteger, valorizar e promover a diversidade das expressões culturais presentes no município;

 

V - combater a discriminação e o preconceito de qualquer espécie e natureza;

 

VI - promover a equidade social e territorial do desenvolvimento cultural;

 

VII - qualificar e garantir a transparência da gestão cultural;

 

VIII - democratizar os processos decisórios, assegurando a participação da sociedade;

 

IX - fortalecer a economia da cultura, no âmbito local;

 

X - consolidar a cultura como importante vetor de desenvolvimento sustentável;

 

XI - intensificar as trocas, os intercâmbios e os diálogos interculturais;

 

XII - contribuir para a promoção da cultura da paz.

 

Art. 7° A atuação do Poder Público Municipal no campo da cultura não se contrapõe ao setor privado, com o qual deve, sempre que possível, desenvolver parcerias e buscar a complementaridade das ações, evitando superposições e desperdícios.

 

Art. 8° A política cultural deve ser transversal, estabelecendo uma relação estratégica com as demais políticas públicas, em especial com as políticas de educação, comunicação social, meio ambiente, turismo, ciência e tecnologia, esporte, lazer, saúde e segurança pública.

 

Art. 9° Os planos e projetos de desenvolvimento do município, na sua formulação e execução, devem sempre considerar os fatores culturais e na sua avaliação levar em conta uma ampla gama de critérios, entre os quais, oportunidades individuais de saúde, educação, cultura, produção, criatividade, dignidade pessoal e respeito aos direitos humanos, conforme indicadores sociais.

 

CAPÍTULO ii

DOS DIREITOS CULTURAIS

 

Art. 10 Cabe ao Poder Público Municipal garantir a todos os munícipes o pleno exercício dos direitos culturais, entendidos como:

 

I - O direito à memória, à identidade e à diversidade cultural.

 

II - Livre criação e expressão;

 

III - O direito à acessibilidade;

 

IV - O direito à participação social visando à transparência nas decisões de política cultural.

 

V - O direito autoral;

 

VI - O direito ao intercâmbio cultural local, estadual, nacional e internacional.

 

CAPÍTULO III

DA CONCEPÇÃO TRIDIMENSIONAL DA CULTURA

 

Art. 11 O Poder Público Municipal compreende a concepção tridimensional da cultura - simbólica, cidadã e econômica - como fundamento da política municipal de cultura.

 

Seção I

da Dimensão Simbólica da Cultura

 

Art. 12 A dimensão simbólica da cultura compreende os bens de natureza material e imaterial que constituem as manifestações artísticas e o patrimônio cultural do Município de Fundão/ES, abrangendo as linguagens artísticas, individuais e coletivas, todos os modos de viver fazer e criar dos diferentes indivíduos e grupos formadores da sociedade local, conforme o Art. 216 da Constituição Federal.

 

Art. 13 Cabe ao Poder Público Municipal promover e proteger as infinitas possibilidades de criação simbólica referentes às expressões artísticas e a modos de vida, crenças, valores, práticas rituais e identidades.

 

Art. 14 A política cultural deve contemplar as expressões que caracterizam a diversidade cultural do Município, abrangendo a formação, o fomento e a difusão das expressões artísticas e culturais, a preservação do patrimônio cultural, assim como a economia da cultura.

 

Art. 15 Cabe ao Poder Público Municipal, promover diálogos interculturais, no plano local e nos planos regional, nacional e internacional, sempre que possível, considerando as diferentes concepções de dignidade humana, presentes em todas as culturas, como instrumento de construção da paz, moldada em padrões de coesão, integração e harmonia entre os cidadãos, as comunidades, os grupos sociais, os povos e nações.

 

Seção ii

da Dimensão Cidadã da Cultura

 

Art. 16 Os direitos culturais fazem parte dos direitos humanos e devem se constituir numa plataforma de sustentação das políticas culturais.

 

Art. 17 Cabe ao Poder Público Municipal assegurar o pleno exercício dos direitos culturais a todos os cidadãos, promovendo o acesso universal à cultura por meio do estímulo à criação artística, da democratização das condições de produção, da oferta de formação, da expansão dos meios de difusão, da ampliação das possibilidades de fruição e da circulação de bens, serviços e valores culturais.

 

Art. 18 O direito à identidade e à diversidade cultural deve ser assegurado pelo Poder Público Municipal por meio de políticas públicas de promoção e proteção do patrimônio cultural do município, de promoção e proteção das culturas indígenas, populares e afro-brasileiras e, ainda, de iniciativas voltas das para o reconhecimento da cultura de outros grupos sociais, étnicos e de gênero, conforme os Arts. 215 e 216 da Constituição Federal.

 

Art. 19 O direito à participação na vida cultural deve ser assegurado pelo Poder Público Municipal com a garantia da liberdade para char, fruir e difundir a cultura.

 

Art. 20 O direito à participação na vida cultural deve ser assegurado igualmente às pessoas com deficiência, que devem ter garantidas condições de acessibilidade e oportunidades de desenvolver e utilizar seu potencial criativo, artístico e intelectual.

 

Art. 21 O estímulo à participação da sociedade nas decisões de política cultural deve ser efetivado por meio da criação e articulação de conselho de políticas culturais, com representantes da sociedade democraticamente eleitos, bem como, da realização de conferências e fóruns de cultura.

 

Seção III

da Dimensão Econômica da Cultura

 

Art. 22 Cabe ao Poder Público Municipal criar as condições para o desenvolvimento da cultura como espaço de inovação e expressão da criatividade local e fonte de oportunidades de geração de ocupações produtivas e de renda, fomentando a sustentabilidade e promovendo a desconcentração dos fluxos de formação, produção e difusão das distintas linguagens artísticas e múltiplas expressões culturais.

 

Art. 23 O Poder Público Municipal deve fomentar a economia da cultura como:

 

I - sistema de produção, materializado em cadeias produtivas, num processo que envolva as fases de pesquisa, formação, produção, difusão, distribuição;

 

II - Elemento estratégico da economia contemporânea, em que se configura como um dos segmentos mais dinâmicos e importante fator de desenvolvimento econômico e social; e

 

III - conjunto de valores e práticas que têm como referência a identidade e a diversidade cultural dos povos, possibilitando compatibilizar modernização e desenvolvimento humano.

 

Art. 24 As políticas públicas no campo da economia da cultura devem entender os bens culturais como portadores de ideias, valores e sentidos que constituem a identidade e a diversidade artística e cultural do município, não restritos ao seu valor mercantil.

 

Art. 25 As políticas de fomento à cultura devem ser implementadas de acordo com as especificidades de cada cadeia produtiva.

 

Art. 26 O objetivo das políticas públicas de fomento à cultura no Município de Fundão/ES deve ser estimular a criação e o desenvolvimento de bens, produtos e serviços culturais, a produção de conhecimentos que sejam compartilhados por todos, assim como a geração de trabalho e renda de modo a contribuir com a sustentabilidade economia da cultura no município.

 

Art. 27 O Poder Público Municipal deve apoiar os artistas e produtores culturais atuantes no município para que tenham assegurado o direito autoral de suas obras, considerando o direito de acesso à cultura por toda a sociedade.

 

TÍTULO Ii

O SISTEMA MUNICIPAL DE CULTURA

 

CAPÍTULO i

DAS DEFINIÇÕES E DOS PRINCÍPIOS

 

Art. 28 O Sistema Municipal de Cultura - SMC - se constitui num instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas, bem como de informação e formação na área cultural, tendo como essência a coordenação e cooperação intergovernamental com vistas ao fortalecimento institucional, à democratização dos processos decisórios e à obtenção de economicidade, eficiência, eficácia e efetividade na aplicação dos recursos públicos.

 

Art. 29 O sistema Municipal de Cultura – SMC – fundamenta-se na política municipal de cultura expressa nesta lei e na suas diretrizes, estabelecidas no Plano Municipal de Cultura, para instituir um processo de gestão compartilhada com os demais entes federativos da República Brasileira – União, Estados e Município – com suas respectivas politicas e instituições culturais e a sociedade civil.

 

Art. 30 Os princípios do Sistema Municipal de Cultura - SMC que devem orientar a conduta do Governo Municipal, dos demais entes federados e da sociedade civil nas suas relações como parceiro e responsável pelo seu funcionamento são:

 

I - Diversidade das Expressões culturais;

 

II - Universalização do acesso aos bens e serviços culturais;

 

III - Fomento à produção, difusão e circulação de conhecimento e bens culturais;

 

IV - Cooperação entre os entes federados, os agentes públicos e privados atuantes na área cultural;

 

V - Integração e interação na execução das políticas, programas, projetos e ações desenvolvidas;

 

VI - Complementaridade nos papeis dos agentes culturais;

 

VII - Transversalidade das políticas culturais;

 

VIII - Autonomia dos entes federados e das instituições da sociedade civil;

 

IX - Transparência e compartilhamento das informações;

 

X - Democratização dos processos decisórios com participação e controle social;

 

XI - Descentralização articulada e pactuada da gestão, dos recursos e das ações;

 

XII - Ampliação progressiva dos recursos contidos nos orçamentos públicos para a cultura.

 

CAPÍTULO Ii

DOS OBJETIVOS

 

Art. 31 O Sistema Municipal de Cultura - SMC - tem como objetivo formular e implantar políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes, pactuadas com a sociedade civil e com os demais entes da federação, promovendo o desenvolvimento - humano, social e econômico - com pleno exercício dos direitos culturais e acesso aos bens e serviços culturais, no âmbito do Município.

 

Art. 32 São objetivos específicos do Sistema Municipal de Cultura - SMC:

 

I - Estabelecer um processo democrático de participação na gestão das políticas e dos recursos públicos na área cultural;

 

II - Assegurar uma partilha equilibrada dos recursos públicos da área da cultura entre os diversos segmentos artísticos e culturais, distritos, regiões e bairros do município;

 

III - Articular e implementar políticas públicas que promovam a interação da cultura com as demais áreas, considerando seu papel estratégico no processo de desenvolvimento sustentável do Município;

 

IV - Promover o intercâmbio com os demais entes federados e instituições municipais para a formação, capacitação e circulação de bens e serviços culturais, viabilizando a cooperação técnica e a otimização dos recursos financeiros e humanos disponíveis;

 

V - Criar instrumentos de gestão para acompanhamento e avaliação das políticas públicas de cultura desenvolvidas no âmbito do Sistema Municipal de Cultura - SMC;

 

VI - Estabelecer parcerias entre os setores público e privado nas áreas de gestão e de promoção da cultura.

 

CAPÍTULO Iii

DA ESTRUTURA

 

Seção i

dos Componentes

 

Art. 33 Integram o Sistema Municipal de Cultura - SMC:

 

I - Coordenação;

 

a) Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Cultura - SESPORT.

 

II - Instâncias de Articulação, Pactuação e Deliberação:

 

a) Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC;

b) Conferência Municipal de Cultura - CMC;

III - Instrumentos de Gestão:

 

a) Plano Municipal de Cultura - PMC;

b) Sistema Municipal de Financiamento à Cultura - SMFC;

 

Parágrafo único. O Sistema Municipal de · Cultura - SMC estará articulado com os demais sistemas municipais ou políticas setoriais, em especial, da educação, da comunicação, da ciência e tecnologia, do planejamento urbano, do desenvolvimento econômico e social, da indústria e comércio, das relações internacionais, do meio ambiente, do turismo, do esporte, da saúde, dos direitos humanos e da segurança, conforme regulamentação.

 

Seção II

da Coordenação do Sistema Municipal de Cultura – SMC

 

Art. 34 A Secretaria de Esportes, Turismo e Cultura é órgão superior, subordinado diretamente ao Prefeito, e se constitui no órgão gestor e coordenador do Sistema Municipal de Cultura - SMC.

 

Art. 35 São atribuições da Secretaria de Esportes, Turismo e Cultura - SESPORT:

 

I - Formular e implementar, com a participação da sociedade civil , o Plano Municipal de Cultura - PMC, executando as políticas e as ações culturais definidas;

 

II - Implementar o Sistema Municipal de Cultura - SMC, integrado aos Sistemas Nacional e Estadual de Cultura, promover a articulação entre os atores públicos e privados no âmbito do Município, estruturar e integrar a rede de equipamentos culturais, descentralizar o uso dos recursos e democratizar a sua estrutura e atuação;

 

III - Promover o planejamento e fomento das atividades culturais com uma visão ampla e integrada no território do Município, considerando a cultura como uma área estratégica para o desenvolvimento local;

 

IV- Valorizar todas as manifestações artísticas e culturais que expressam a diversidade étnica e social do Município;

 

V - Preservar e valorizar o patrimônio cultural do Município;

 

VI - Pesquisar, registrar, classificar, organizar e expor ao público a documentação e os acervos artísticos, culturais e históricos de interesse do Município;

 

VII - Manter articulação com entes públicos e privados visando à cooperação em ações na área da cultura;

 

VIII - Promover o intercâmbio cultural em nível regional, nacional e internacional;

 

IX - Assegurar o funcionamento do Sistema Municipal de Financiamento à Cultura - SMFC e promover ações de fomento ao desenvolvimento da produção cultural no âmbito do Município;

 

X - Descentralizar os equipamentos, ações e os eventos culturais, democratizando o acesso aos bens culturais;

 

XI - Estimular e promover cursos de formação e qualificação profissional nas áreas de criação, produção, gestão e patrimônio cultural;

 

XII - Estruturar o calendário dos eventos culturais do Município;

 

XIII - Incentivar e realizar estudos das cadeias produtivas da cultura para implementar políticas específicas de fomento e incentivo;

 

XIV- Captar recursos para projetos e programas específicos junto a órgãos, entidades e programas internacionais, federais e estaduais;

 

XV - Operacionalizar as atividades do Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC e dos Fóruns de Cultura do Município;

 

XVI - Realizar a Conferência Municipal de Cultura - CMC, colaborar na realização e participar das Conferências Estadual e Nacional de Cultura;

 

XVII - Exercer outras atividades correlatas com as suas atribuições.

 

Art. 36 À Secretaria de Esportes, Turismo e Cultura - SESPORT, como órgão coordenador do Sistema Municipal de Cultura - SMC, compete:

 

I - Exercer a coordenação geral do Sistema Municipal de Cultura - SMC;

 

II - Promover a integração do município ao Sistema Nacional de Cultura - SNC e ao Sistema Estadual de Cultura - SEC, por meio da assinatura dos respectivos termos de adesão voluntária;

 

III - Instituir as orientações e deliberações norma ativas e de gestão, aprovadas no plenário do Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC e nas suas instâncias setoriais;

 

IV - Implementar, no âmbito do governo municipal, as pactuações aprovadas no Conselho Nacional de Política Cultural - CMPC e pelo Conselho Estadual de Política Cultural;

 

V - Emitir recomendações, resoluções e outros pronunciamentos sobre matérias relacionadas com o Sistema Municipal de Cultura - SMC, observadas as diretrizes aprovadas pelo Conselho Municipal de Política Cultura - CMPC;

 

VI - Colaborar para o desenvolvimento de indicadores e parâmetros quantitativos e qualitativos que contribuam para a descentralização dos bens e serviços culturais promovidos ou apoiados, direta ou indiretamente, com recursos do Sistema Nacional de Cultura - SNC e Sistema Estadual de Cultura - SEC, atuando de forma colaborativa com os Sistemas Nacional e Estadual de Informações e Indicadores Culturais;

 

VII - Colaborar, no âmbito do Sistema Nacional de Cultura - SNC, para a compatibilização e interação de normas, procedimentos técnicos e sistemas de gestão;

 

VIII - Subsidiar a formulação e a implementação das políticas e ações transversais da cultura nos programas, planos e ações estratégicas do Governo Municipal;

 

IX - Auxiliar o Governo Municipal e subsidiar os demais entes federados no estabelecimento de instrumentos metodológicos e na classificação dos programas e ações culturais no âmbito dos Respectivos planos de cultura;

 

X - Colaborar, no âmbito do Sistema Nacional de Cultura - SNC, com o Governo do Estado e com o Governo Federal na implementação de Programas de Formação na Área da Cultura, especialmente capacitando e qualificando recursos humanos responsáveis pela gestão das políticas públicas de cultura do Município; e

 

XI - coordenar e convocar a Conferência Municipal de Cultura - CMC.

 

Seção IIi

das Instâncias de Articulação e Participação Social

 

Art. 37 Constituem-se instâncias de Articulação, Pactuação e Deliberação do Sistema Municipal de Cultura - SMC:

 

I - Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC;

 

II - Conferência Municipal de Cultura - CMC.

 

Do Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC

 

Art. 38 O Conselho Municipal de Política Cultural de Fundão/ES, órgão colegiado, consultivo, normativo e deliberativo integrante da estrutura básica da Secretaria de Esportes, Turismo e Cultura, com composição paritária entre Poder Público e Sociedade Civil, se constitui no principal espaço de participação social institucionalizada, de caráter permanente, na estrutura do Sistema Municipal de Cultura de Fundão/ES. (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

 

§ 1º O Conselho Municipal de Política Cultural de Fundão/ES tem como principal atribuição atuar com base nas diretrizes propostas pela Conferência Municipal de Cultura, participar da elaboração, acompanhar e fiscalizar a execução das políticas públicas de cultura, consolidadas no Plano Municipal de Cultura. (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

 

§ 2º Consideram-se como elementos essenciais na formulação das políticas públicas de cultura o estímulo ao desenvolvimento das artes e da cultura em geral, assim como a preservação da memória e do patrimônio cultural do município. (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

 

§ 3º Os integrantes do Conselho Municipal de Política Cultural de Fundão/ES, que representam a sociedade civil, são eleitos democraticamente pelos respectivos segmentos e têm mandato de dois anos, renovável, uma vez, por igual período.

 

§ 4° A representação da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural de Fundão/ES deve contemplar na sua composição os diversos segmentos artísticos e culturais, considerando as dimensões simbólica, cidadã e econômica da cultura, bem como o critério territorial.

 

§ 5° A representação do Poder Público no Conselho Municipal de Política Cultural de Fundão/ES deve contemplar a representação do Município, por meio do Secretaria de Esportes, Turismo e Cultura - SESPORT, de outros Órgãos e Entidades do Governo Municipal e dos demais entes federados.

 

Art. 39 O Conselho Municipal de Política Cultural de Fundão/ES será constituído por 12 membros titulares e igual número de suplentes, com a seguinte composição: (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

 

I – 06 (seis) membros titulares e respectivos suplentes representando o Poder Público, através dos seguintes órgãos e quantitativos: (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

 

a) 02 (dois) representantes da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Cultura; (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

b) 01 (um) representante da Secretaria Municipal de Educação; (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

c) 01 (um) representante da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento; (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

d) 01 (um) representante da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social; (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

e) 01 (um) representante da Secretaria Municipal de Administração. (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

 

II – 06 (seis) membros titulares e respectivos suplentes, representando a sociedade civil, através dos seguintes setores e quantitativos. (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

 

a)1 (um) representante de Artes Cênicas; (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

b) 1(um) representante de Artesanato; (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

c) 1(um) representante de Música; (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

d) 1 (um) representante de Patrimônio Material e Imaterial; (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

e)1 (um) representante de Cultura Popular; (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

f) 1(um) representante de Bibliotecas, Livros, Leitura e Literatura. (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

 

§ 1° O Presidente do CMPCF será o Secretário Municipal de Esportes, Turismo e Cultura e o Vice-Presidente, o Subsecretário de Turismo e Cultura e o Secretário-Geral representada por um(a) servidor (a) da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Cultura. (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

 

§ 2º O vice-presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Fundão substituirá o Presidente, automaticamente, em suas ausências e impedimentos. (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

 

§ 3° Nenhum membro representante da sociedade civil, titular ou suplente, poderá ser detentor de cargo em comissão ou função de confiança vinculada ao Poder Executivo do Município. (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

 

§ 4º Os membros titulares e suplentes representantes do Poder Público serão designados pelos respectivos órgãos e os representantes titulares e suplentes da sociedade civil serão indicados pelos órgãos, entidades de classe ou representantes civis com comprovação de notório saber na área desejável. (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

 

§ 5° Os membros do Conselho Municipal de Política Cultural e seus respectivos suplentes serão nomeados e empossados pelo Chefe do Poder Executivo, respeitadas as indicações previstas nesta Lei, no que concerne o processo de escolha. (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

§ 6º Os membros do Conselho terão um mandato de 02 (dois) anos, podendo ser reconduzidos por mais um mandato de igual período, enquanto no desempenho das funções ou cargos nos quais foram nomeados e/ou indicados. (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

§ 7º O Conselho Municipal de Política Cultural de Fundão/ES considerar-se-á constituído, quando empossados pelo menos 2/3 (dois terços) dos seus integrantes. (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

§ 8º O Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Fundão/ES é detentor do voto de Minerva. (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

Art. 39-A O Presidente e o Vice-Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural poderá convidar pessoas de notória especialização em assuntos de interesse do ramo artístico-cultural para participar de reuniões ordinárias e extraordinárias, quando o assunto a ser tratado em pauta for pertinente às mesmas. (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

Art. 39-B O Conselho se reunirá, ordinariamente, na sede da Secretaria Municipal de Esportes, Turismo e Cultura, ou em outro local previamente designado pelo Presidente, ou extraordinariamente, quando convocado pelo Presidente, sendo a reunião aberta mediante a presença e 1/3 mais um de seus membros. (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

Parágrafo único: O Conselho se reunirá uma vez a cada bimestre. (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

Art. 39-C Perderá o mandato o Conselheiro que: (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

I - Desvincular-se do órgão ou entidade de origem de sua representação; (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

II - Faltar a três reuniões consecutivas ou cinco intercaladas, sem justificativa. (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

III - Apresentar renúncia escrita em assembleia, que será lida pela Secretária do Conselho e após protocolada no Protocolo Geral da sede da Prefeitura Municipal de Fundão; (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

IV - Apresentar comportamento incompatível com a dignidade das funções; (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

V - For condenado em sentença irrecorrível, por crime ou contravenção penal. (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

Parágrafo único. Os conselheiros faltosos deverão ser comunicados a partir da segunda falta consecutiva ou da quarta intercalada. (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

Art. 39-D Nos casos de renúncia, impedimento ou falta, os membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Fundão serão substituídos pelos suplentes, automaticamente, podendo estes exercer os mesmos direitos e deveres dos efetivos. (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

Art. 39-E O Conselho Municipal de Política Cultural de Fundão instituirá seus atos por meio de resolução aprovada pela maioria de seus membros presentes à reunião, observado o quórum de instauração. (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

Art. 39-F A Secretaria de Esportes, Turismo e Cultura proporcionará apoio técnico administrativo necessário ao funcionamento do Conselho Municipal de Política Cultural de Fundão. (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

Art. 39-G Os recursos financeiros para implantação e manutenção do Conselho Municipal de Política Cultural de Fundão, correrão por conta de dotação orçamentária da Secretaria de Turismo e Cultura, consignada em lei orçamentária municipal. (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

Art. 39-H O Conselho Municipal de Política Cultural de Fundão elaborará seu regimento interno, no prazo máximo de 90 (noventa) dias a contar da data da publicação desta lei, no qual será aprovado por ato próprio, devidamente publicado em imprensa oficial, onde houver, e de ampla divulgação. (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

Parágrafo único. O regimento interno disporá sobre o funcionamento do Conselho Municipal de Política Cultural de Fundão, das atribuições de seus membros, entre outros assuntos. (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

Art. 39-I Pela atividade exercida no Conselho, seus membros não receberão qualquer tipo de remuneração. (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

Art. 40 O Conselho Municipal de Política Cultural de Fundão/ES é constituído pelas seguintes instâncias:

 

I - Plenário;

 

II - Fóruns setoriais e territoriais;

 

III - Grupos de Trabalho;

 

Seção ii

das Competências

 

Art. 41 Compete ao Conselho Municipal de Política Cultural de Fundão: (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

 

I - Propor e aprovar as diretrizes gerais, acompanhar e fiscalizar a execução do Plano Municipal de Cultura; (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

 

II - Estabelecer normas e diretrizes pertinentes às finalidades e aos objetivos do Sistema Municipal de Cultura; (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

 

III - Estabelecer para a Comissão Municipal de Incentivo à Cultura – CMIC, do Fundo Municipal de Cultura, as diretrizes de uso dos recursos, com base nas políticas culturais definidas no Plano Municipal de Cultura; (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

 

IV - Acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Cultura – FMC; (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

 

V - Apreciar e aprovar as diretrizes orçamentárias da área da cultura; (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

 

VI - Acompanhar a execução do Acordo de Cooperação Federativa assinado pelo Município de Fundão - ES para sua integração ao Sistema Nacional de Cultura - SNC; (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

 

VII - Promover cooperação com os movimentos sociais, organizações não governamentais e o setor empresarial; (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

 

VIII - Apreciar, emitir pareceres ou manifestar-se, por intermédio do Plenário, sobre matérias de natureza cultural, nos processos submetidos à sua análise: (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

 

IX - Cadastrar e reconhecer as instituições culturais sem fins lucrativos ou de utilidade pública, para fins de recebimento de auxílios, subvenções sociais, doações, patrocínios e investimentos, com recursos do Tesouro Municipal; (Redação dada pela Lei nº 1.306/2021)

 

X - Propor ao Secretário Municipal de Esportes, Turismo e Cultura que baixe atos, resoluções, deliberações, notificações e embargos, pertinentes à sua área de atuação, competência e finalidades; (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

XI - Apreciar e aprovar, previamente, projetos de restauração, conservação, manutenção ou relativos a quaisquer interferências físicas em bens tombados; (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

XII - Solicitar ou requerer aos órgãos públicos competentes, instituições ou empresas do setor privado e pessoas físicas informações, ações ou providências necessárias à defesa, preservação, conservação e manutenção dos bens tombados; (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

XIII - Submeter ao Prefeito Municipal, por intermédio do Secretário Municipal de Esportes, Turismo e Cultura, para homologação, resoluções de tombamentos de bens, nos termos da Lei Orgânica Municipal, quando versar sobre esse assunto; (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

XIV - Articular-se ou formar parcerias com órgãos federais, estaduais, municipais e com a iniciativa privada, solicitando-lhes apoio técnico ou logístico, a fim de assegurar os interesses e a defesa da cultura de Fundão/ES; (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

XV - Participar, por intermédio dos seus representantes, de seminários, conferências, reuniões, eventos e outros de interesse da cultura de Fundão; (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

XVI - Encaminhar os atos e as decisões do Conselho ao Secretário Municipal de Esportes, Turismo e Cultura para as providências necessárias; (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

XVII - Prestar informações ao público, sobre matérias pertinentes à sua área de atuação; (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

XVIII - Aprovar o regimento interno da Conferência Municipal de Cultura; (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

XIX - Estabelecer o regimento interno da Conselho Municipal de Política Cultural de Fundão. (Dispositivo incluído pela Lei nº 1.306/2021)

 

Art. 42 Compete aos Fóruns Setoriais e Territoriais, de caráter permanente a formulação e o acompanhamento de políticos culturais específicas para os respectivos segmentos culturais e territórios.

 

Art. 43 Compete aos Grupos de Trabalho de caráter temporário, fornecer subsídios para a tomada de decisão sobre temas, específicos, transversais ou emergenciais relacionados à área cultural.

 

Art. 44 O Conselho Municipal de Política Cultural deve articular cor nas demais instâncias colegiadas do Sistema Municipal de Cultura – SMC - territoriais e setoriais - para assegurar a integração, funcionalidade e racionalidade do sistema e a coerência das políticas públicas de cultura implementadas no âmbito do Sistema Municipal de Cultura - SMC.

 

Da Conferência Municipal de Cultura – CMC

 

Art. 45 A Conferência Municipal de Cultura - CMC constitui-se numa instância de participação social, em que ocorre articulação entre o Governo Municipal e a sociedade civil, por meio de organizações culturais, e segmentos sociais, artistas, grupos e agentes culturais, para analisar a conjuntura da área cultural no município e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas de Cultura, que comporão o Plano Municipal de Cultura - PMC.

 

§ 1° É de responsabilidade da Conferência Municipal de Cultura - CMC analisar, aprovar moções, proposições e avaliar a execução das metas concernentes ao Plano Municipal de Cultura - PMC e às respectivas revisões ou adequações.

 

§ 2° Cabe à Secretaria de Esportes, Turismo e Cultura - SESPORT convocar e coordenar a Conferência Municipal de Cultura - CMC, que se reunirá ordinariamente a cada dois anos ou extraordinariamente, a qualquer tempo, a critério do Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC, A data de realização da Conferência Municipal de Cultura - CMC deverá estar de acordo com o calendário de convocação das Conferências Estadual e Nacional de Cultura.

 

§ 3° A Conferência Municipal de Cultura - CMC poderá ser precedida de Conferências Setoriais e Territoriais.

 

§ 4° A representação da sociedade civil · na Conferência Municipal de Cultura – CMC será, no mínimo, de dois terços dos delegados, sendo os mesmos eleitos em Conferências Setoriais e Territoriais.

 

Seção IV

dos Instrumentos de Gestão

 

Art. 46 Constituem-se em instrumentos de gestão do Sistema Municipal de Cultura - SMC:

 

I - Plano Municipal de Cultura - PMC;

 

II - Sistema Municipal de Financiamento à Cultura - SMFC;

 

III - Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - SMIC;

 

IV - Programa Municipal de Formação em arte e Cultura - PROMFAC.

 

Parágrafo único. Os instrumentos de gestão do Sistema Municipal de Cultura - SMC se caracterizam como ferramentas de planejamento, inclusive técnico e financeiro, e de qualificação dos recursos humanos.

 

Do Plano Municipal de Cultura – PMC

 

Art. 47 O Plano Municipal de Cultura - PMC tem duração decenal e é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política Municipal de Cultura na perspectiva do Sistema Municipal de Cultura - PMC.

 

Art. 48 A elaboração do Plano Municipal de Cultura - PMC é de responsabilidade do Órgão responsável pela gestão da'. Cultura no município, que, a partir das diretrizes propostas pela Conferência Municipal de Cultura - CMC, desenvolve Projeto de Lei a ser submetido ao Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC e, posteriormente, encaminhado à Câmara de Vereadores.

 

Parágrafo único. Os Planos devem conter:

 

I - Diagnóstico do desenvolvimento da cultum;

 

II - Diretrizes e prioridades;

 

III - Objetivos gerais e específicos;

 

IV - Estratégias, metas e ações;

 

V - Prazos de execução;

 

VI - Resultados e impactos esperados;

 

VII - Recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis e necessários;

 

VII - Mecanismos e fontes de financiamento;

 

IX - Indicadores de monitoramentos e validação.

 

Do Sistema Municipal de Financiamento à Cultura – SMFC

 

Art. 49 O Sistema Municipal de Financiamento à Cultura - SMFC é constituído pelo conjunto de mecanismos de financiamento público da cultura, no âmbito do Município de Fundão/ES que devem ser diversificados e articulados.

 

Parágrafo único. São mecanismos de financiamento público da cultura no âmbito do Município de Fundão/ES:

 

I - Orçamento Público do Município, estabelecido na Lei Orçamentária Anual (LOA);

 

II - Fundo Municipal de Cultura, definido nesta lei;

 

III - Outros que venham a ser criados.

 

Do Fundo Municipal de Cultura – FMC

 

Art. 50 Fica criado o Fundo Municipal de Cultura - FMC, vinculado ao Órgão responsável pela gestão da Cultura no município como fundo de natureza contábil e financeira, com prazo indeterminado de duração, de acordo com as regras definidas nesta lei.

 

Art. 51 O Fundo Municipal de Cultura - FMC se constitui no principal mecanismo de financiamento das políticas públicas de cultura no município, com recursos destinados a programas, projetos e ações culturais implementado de forma descentralizada, em regime de colaboração e cofinanciamento com a União, com o Governo do Estado do Espírito Santo e com o Município Fundão/ES.

 

Parágrafo único. É vedada a utilização de recursos do Fundo Municipal de Cultura - FMC com despesas de manutenção administrativa dos Governos Municipais, Estadual e Federal, bem como de suas entidades vinculadas

 

Art. 52 São receitas do Fundo Municipal de Cultura - FMC:

 

I - Dotações consignadas na Lei Orçamentária Anual (LOA) do Município de Fundão/ES e seus créditos adicionais;

 

II - Transferências federais e/ou estaduais à conta do Fundo Municipal de Cultura - FMC;

 

III - Contribuições de mantenedores;

 

IV - Produto do desenvolvimento ·de suas finalidades institucionais, tais como: arrecadação dos preços públicos cobrados pela cessão de bens municipais sujeitos à administração do Órgão responsável pela gestão da Cultura no município; resultado da venda de ingressos de espetáculos ou de outros eventos artísticos e promoções, produtos e serviços de caráter cultural;

 

V - Doações e legados nos termos da legislação vigente;

 

VI - Subvenções e auxílios de entidades de qualquer natureza, inclusive de organismos internacionais;

 

VII - Reembolso das operações de empréstimo porventura realizadas por meio do Fundo Municipal de Cultura - FMC, a título de financiamento reembolsável, observado os critérios de remuneração que, no mínimo, lhes preserve o valor real;

 

VIII - Retorno dos resultados econômicos provenientes dos investimentos porventura realizados em empresas e projetos culturais efetivados com recursos do Fundo Municipal de Cultura - FMC;

 

IX - Resultado das aplicações em títulos públicos federais, obedecida a legislação vigente sobre a matéria;

 

X - Empréstimos de instituições financeiras ou outras entidades;

 

XI - Saldos não utilizados na execução dos projetos culturais financiados com recursos dos mecanismos previstos no Sistema Municipal de Cultura - SMC;

 

XII - Devolução de recursos determinados pelo não cumprimento ou desaprovação de contas de projetos culturais custeados pelos mecanismos previstos no Sistema Municipal de Financiamento à Cultura - SMFC;

 

XIII - Saldos de exercícios anteriores; e

 

XIV - Outras receitas legalmente incorporáveis que lhe vierem a ser destinadas.

 

Art. 53 O Fundo Municipal de Cultura - FMC será administrado pela Secretaria de Esportes, Turismo e Cultura na forma estabelecida no regulamento e apoiará projetos culturais por meio da modalidade não-reembolsáveis, na forma do regulamento, para apoio a projetos culturais apresentados por pessoas físicas e pessoas jurídicas de direito público e de direito privado, com ou sem fins lucrativos, preponderantemente por meio de editais de seleção pública.

 

Art. 54 Os custos referentes à gestão do Fundo Municipal de Cultura - FMC com planejamento, estudos, acompanhamento, avaliação e divulgação de resultados, incluídas a aquisição ou a locação de equipamentos e bens necessários ao cumprimento de seus objetivos, não poderão ultrapassar cinco por cento de suas receitas observados o limite fixado anualmente por ato do CMPC.

 

Art. 55 O Fundo Municipal de Cultura - FMC financiará projetos culturais apresentados por pessoas físicas e pessoas jurídicas de direito público e de direito privado, com ou sem fins lucrativos.

 

§ 1º Os projetos culturais previstos no caput deverão apresentar planilha de custos, com preços compatíveis com os do mercado, e valor suficiente para a execução do projeto.

 

§ 2° No caso de despesas administrativas, estas não poderão exceder o limite de dez por cento do custo total do projeto, excetuados aqueles apresentados por entidades privadas sem fins lucrativos, que poderão conter despesas administrativas de até quinze por cento de seu custo total.

 

§ 3° Nos casos em que a contrapartida for obrigatória, o proponente deve comprovar que dispõe de recursos financeiros ou de bens ou serviços, se economicamente mensuráveis, para complementar o montante aportado pelo Fundo Municipal de Cultura - FMC, ou que está assegurada a obtenção de financiamento por outra fonte.

 

Art. 56 Fica autorizada a composição financeira de recursos do Fundo Municipal de Cultura - FMC com recursos de pessoas jurídicas de direito público ou de direito privado, com fins lucrativos para apoio compartilhado de programas, projetos e ações culturais de interesse estratégico, para o desenvolvimento das cadeias produtivas da cultura.

 

§ 1° O aporte dos recursos das pessoas jurídicas de direito público ou de direito privado previsto neste artigo não gozará de incentivo fiscal.

 

§ 2º A concessão de recursos financeiros, materiais ou de infraestrutura pelo Fundo Municipal de Cultura - FMC será formalizada por meio de convênios e contratos específicos.

 

Art. 57 Para seleção de projetos apresentados ao Fundo Municipal de Cultura – FMC fica criada a Comissão Municipal de Incentivo à Cultura - CMIC, de composição paritária entre membros dos Poder Público e da Sociedade Civil.

 

Art. 58 A Comissão Municipal de Incentivo à Cultura - CMIC será constituída por 10 membros titulares e igual número de suplentes.

 

§ 1º Os 05 membros do Poder Público serão indicados pelo Órgão responsável pela gestão da Cultura no município.

 

§ 2º Os 05 membros da Sociedade Civil serão escolhidos conforme regulamento.

 

Art. 59 Na seleção dos projetos a Comissão Municipal de Incentivo à Cultura – CMIC deve ter como referência maior o Plano Municipal de Cultura - PMC e considerar as diretrizes e prioridades definidas anualmente e aprovadas pelo Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC.

 

Art. 60 A Comissão Municipal de financentivo à Cultura - CMIC deve adotar critérios objetivos na seleção das propostas:

 

I - Avaliação das três dimensões culturais do projeto - simbólica, econômica e social;

 

II - Adequação orçamentária;

 

III - Viabilidade de execução; e

 

IV - Capacidade técnico - operacional do proponente.

 

Do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais – SMiiC

 

Art. 61 Cabe à Secretaria de Esportes, Turismo e Cultura desenvolver o Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - SMllC, com a finalidade de gerar informações e estatísticas da realidade cultural local com cadastros e indicadores culturais construídos a partir de dados coletados pelo Município.

 

§ 1º O Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - SMllC é constituído de bancos de dados referentes a bens, serviços, infraestrutura, investimentos, produção, acesso, consumo, agentes, programas, instituições e gestão cultural, entre outros, e estará disponível ao público ao ser integrado aos Sistemas Estadual e Nacional de Informações e Indicadores Culturais.

 

§ 2º O município que não dispuser de condições para criar plataforma digital própria poderá se associar ao Sistema Estadual de Informações e Indicadores Culturais – SEIIC para daí extrair o quadro geral da produção cultural local, a partir de colaboração por meio da inserção contínua de informações para alimentar o Sistema SEllC.

 

§ 3º O processo de estruturação do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - SMllC terá como referência o modelo nacional, definido pelo Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais - SNIIC.

 

Art. 62 O Sistema Municipal de informações e Indicadores Culturais - SMllC tem como objetivos:

 

I - coletar, sistematizar e interpretar dados, fornecer metodologias e estabelecer parâmetros à mensuração da atividade do campo cultural e das necessidades sociais por cultura, que permitam a formulação, monitoramento, gestão e avaliação das políticas públicas de cultura e das políticas culturais em geral.

 

II - disponibilizar estatísticas, indicadores e outras informações relevantes para a caracterização da demanda e oferta de bens culturais no Município.

 

III - exercer e facilitar o monitoramento e avaliação das políticas públicas de cultura e das políticas culturais em geral, assegurando ao poder público e à sociedade civil o acompanhamento do desempenho do Plano Municipal de Cultura - PMC.

 

Art. 63 O Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - SMllC fará levantamentos para a realização de mapeamentos culturais para o conhecimento da diversidade cultural local e transparência dos investimentos públicos no setor cultural.

 

Art. 64 O Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais - SMllC integrado aos Sistemas Nacional e Estadual de Informações e Indicadores Culturais poderá estabelecer parcerias com instituições especializadas na área de economia da cultura, de pesquisas socioeconômicas e demográfica as e com outros institutos de pesquisa, para desenvolver uma base consistente e contínua de informações relacionadas ao setor cultural e elaborar indicadores culturais que contribuam tanto para a gestão das políticas públicas da área, quanto para fomentar estudos e pesquisas nesse campo.

 

Do Programa Municipal de Formação na Área da Cultura

 

Art. 65 Cabe à Secretaria de Esportes, Turismo e Cultura elaborar, regulamentar e implementar o Programa Municipal de Formação na Área da Cultura , em articulação com os demais entes federados e parceria com a Secretaria de Educação e instituições educacionais, tendo como objetivo central capacitar artistas e agentes culturais, assim como gestores dos setores público, privado e conselheiros de cultura, responsáveis pela formulação e implementação das políticas públicas de cultura, no âmbito do Sistema Municipal de Cultura.

 

Art. 66 O Programa Municipal de Formação em arte e Cultura deve promover:

 

I - A qualificação técnico-administrativa e capacitação em política cultural dos agentes envolvidos na formulação e na gestão de programas, projetos e serviços culturais oferecidos à população;

 

II - A formação nas áreas técnicas e artísticas e de economia criativa.

 

TÍTULO III

DO FINANCIAMENTO

 

CAPÍTULO I

DOS RECURSOS

 

Art. 67 O Fundo Municipal de Cultura - FMC e o orçamento da Secretaria de Esportes, Turismo e Cultura e de suas instituições vinculadas são principais fontes de recursos do Sistema Municipal de Cultura

 

Art. 68 O financiamento das Políticas Públicas de Cultura estabelecidas no Plano Municipal de Cultura far-se-á com os recursos do Município, possíveis repasses do Estado e da União, além dos demais recursos que compõem o Fundo Municipal de Cultura - FMC.

 

Art. 69 O Município deverá destinar recursos do Fundo Municipal de Cultura – FMC para uso como contrapartida de transferências do Fundo Nacional e Estadual de Cultura.

 

§ 1º Os recursos oriundos de repasses do Fundo Nacional de Cultura ou de recursos do Tesouro Estadual serão destinados a:

 

I - Políticas, programas, projetos e ações previstas nos Planos Nacional, Estadual ou Municipal de Cultura;

 

II - Para o financiamento de projetos culturais escolhidos pelo Município por meio de seleção pública.

 

§ 2° A gestão municipal dos recursos oriundos de repasses do Fundo Nacional de Cultura ou de recursos do Tesouro Estadual deverá ser submetida ao Conselho Municipal de Política Cultural.

 

Art. 70 Os critérios de aporte de recursos do Fundo Municipal de Cultura – FMC deverão considerar a participação dos diversos segmentos culturais e territórios na distribuição total de recursos municipais para acultura, com vistas a promover a descentralização do investimento.

 

CAPÍTULO II

DA GESTÃO FINANCEIRA

 

Art. 71 Os recursos financeiros da Cultura serão depositados em conta específica, e administrados pelo Órgão responsável pela gestão da Cultura no município, sob fiscalização do Conselho Municipal de Políticas Culturais - CMPC.

 

§ 1° Os recursos financeiros do Fundo Municipal de Cultura - FMC serão administrados pelo órgão responsável pela gestão da Cultura no município.

 

§ 2° O órgão responsável pela gestão da Cultura no município acompanhará a conformidade à programação aprovada da aplicação dos recursos no caso de repasses pela União e Estado ao Município.

 

Art. 72 O Município deverá tornar público os valores e a finalidade dos recursos recebidos da União e do Estado, transferidos dentro dos critérios estabelecidos pelo Sistema Nacional e pelo Sistema Estadual de Cultura.

 

§ 1° O Município deverá zelar e contribuir para que sejam adotados pelo Sistema nacional de Cultura critérios públicos e transparentes, com partilha e transferência de recursos de forma equitativa, resultantes de uma combinação de indicadores sociais, econômicos, demográficos e outros específicos da área cultural, considerando as diversidades regionais.

 

Art. 73 O Município deverá assegurar condição mínima para receber repasses de recursos no âmbito dos Sistemas Nacional e Estadual de Cultura, com a efetiva instituição e funcionamento dos componentes mínimos do Sistema Municipal de Cultura e a alocação de recursos próprios destinados à Cultura na Lei Orçamentária Anual (LOA) e no Fundo Municipal de Cultura.

 

CAPÍTULO Iii

DO PLANEJAMENTO E DO ORÇAMENTO

 

Art. 74 O processo de planejamento e do orçamento do Sistema Municipal de Cultura - SMC deve buscar a integração do nível local, estadual e nacional, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de cultura com a disponibilidade de recursos próprios do Município, as transferências do Estado e da União, quando houver, e outras fontes de recursos.

 

§ 1° O Plano Municipal de Cultura será a base das atividades e programações do Sistema Municipal de Cultura e seu financiamento será previsto no Plano Plurianual - PPA, na Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e na Lei Orçamentária Anual - LOA.

 

Art. 75 As diretrizes a serem observadas na elaboração do Plano Municipal de Cultura serão propostas pela Conferência Municipal de Cultura e pelo Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC.

 

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

 

Art. 76 O Município de Fundão/ES deverá se integrar ao Sistema Nacional de Cultura por meio de assinatura do termo de adesão voluntária, na forma do regulamento, estando, assim, igualmente integrado, o Sistema Estadual de Cultura.

 

Art. 77 Sem prejuízo de outras sanções cabíveis, constitui crime de emprego irregular de verbas ou rendas públicas, previsto no artigo 315 do Código Penal, a utilização de recursos financeiros do Sistema Municipal de Cultura – SMC em finalidades diversas das previstas nesta lei.

 

Art. 78 Esta lei entra em vigor na data de sua publicação

 

Gabinete do Prefeito do Município de Fundão/ES, em 24 de julho de 2020.

 

Joilson Rocha Nunes

Prefeito Municipal

 

Registrado e publicado nesta Secretaria Municipal de Administração, em 24 de julho de 2020.

 

Paulo Vitor Duarte Broetto

Secretária Municipal de Administração

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Câmara Municipal de Fundão.